sábado, 21 de maio de 2011

RODA DE LEITURA (Aula do dia 18 de maio de 2011)

No dia 18 de maio fizemos nossa primeira roda de leitura, foi espetacular, Gisely nossa querida professora abordou a importância da roda de leitura, e foram destrinchados elementos que fazem parte das rodas:
  •  É uma metodologia simples;
  •     Pode-se fazer uma roda temática (apenas com contos e fadas, apenas com romances, enfim fica a critério da organização e composição da roda);
  • O objetivo essencial da roda é indicar.
 Podemos perceber vários fatores que incorporam as rodas de leitura de acordo com artigo de Márcia Patrícia Barboza de Souza - Mestranda em Educação na Universidade Católica de Petrópolis; Especialista em Pesquisa e Docência no Ensino Superior e Língua Portuguesa; Professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Juiz de Fora e da rede estadual de Minas Gerais.

As rodas de leitura trabalham com o ato de ler em sua essência: ler com prazer, ler para entender o escrito, ler para introduzir-se no mundo imaginário e trazê-lo à realidade, numa espécie de descoberta com a verdade. Assim, não se pode negar que a leitura em grupo amplia e ordena nossos conhecimentos.
A literatura nos mostra que as rodas de leitura contribuem de forma significativa na formação de novos leitores, melhoram a participação, o espírito crítico, a atenção e a criatividade do sujeito. O objetivo das rodas de leitura é compreender a essência do escrito num processo dialógico da linguagem, assim como aponta Bakhtin (1992). A leitura implica construção de sentidos, pois não se resume apenas em decodificar a mensagem, mas também absorver os múltiplos sentidos que ela proporciona.
Nas rodas de leitura é importante considerar a colaboração sem que haja a competição, pois uma vez que o objetivo do grupo seja constituir uma troca, a presença de alguém que queira se tornar o ‘dono da palavra’ pode inibir os demais participantes e assim não permitir a interação. Para que isso não aconteça, o leitor-guia deve ser experiente e promover a igualdade de participação.
As rodas de leitura se caracterizam por seu perfil de ‘compartilhamento’, no qual os participantes se reúnem em torno de um leitor-guia. Além disso, devem oferecer um ambiente favorável ao grupo, com um número médio de frequentadores, apresentando assuntos diversificados ou estudos aprofundados de um mesmo tema; também devem ser considerados o tempo e a intertextualidade, todos os critérios que auxiliam na ampliação dos horizontes de leitura pelos não-iniciados.
Reafirmando o pensamento de Yunes (1999, p.21), “ler em círculo não é novo: novo é o uso do círculo para aproximar os leitores na troca de suas interpretações”.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

YUNES, Eliana. Círculos de Leitura – teorizando a prática. In: Leitura: teoria e prática. ano 18, jun/1999, n. 28, Campinas: Mercado Aberto/ABL, p.17-21.

SUGESTÕES DE LEITURA DA RODA









Ruth Rocha – A primavera da Lagarta – Editora Formato











Pedro Bandeira - Ritinha Troca Bolas – Editora Moderna









Lúcia Pimentel Goés – A patota da pipoca – Editora Brasil América












Lygia Bojunga – A bolsa Amarela – Editora Casa Lygia Bonjunga

















Ziraldo – O menino Maluquinho – Editora Melhoramentos












Sônia Robatto  - Coletânea nana  nenê – Editora Globo


INDICAÇÃO DE VÍDEO

Neste vídeo temos um exemplo que pode e deve ser seguido...
Aconteceu nos dias 09 a 12 de novembro de 2010, a Catraca esteve na Região Serrana do Rio de Janeiro. O mote da roda de leitura foi " Uma Prosa com a Poesia". Integrou a programação do 'Paixão de Ler' no SESC Rio Também Se Apaixona.

3 comentários:

  1. Os sentimentos que nos cercaram durante a roda foram os melhores, portanto eu defendo a roda com todas as palavras imagens e sentimentos...
    Apoio a roda de leitura
    Laura

    ResponderExcluir
  2. Que belo post, meninas!! A roda foi significativa, né? Vamos repetir depois da visita ao sebo, ou melhor, alfarrabio..rs. No próximo encontro falamos um pouco sobre os círculos de leitura, uma espécie de roda de leitura, mas com certa diferença. Dêem uma olhada na experiência da Fundação Odebrecht (Google!!). Bjs.
    Ah! Já tinha comentado o post da Teresa COlomer!!

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, pois bem, nessa aula visto como é enriquecedor a roda de leitura. É um espaço onde todo mundo participa, além de conhecermos novas leituras.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir