quarta-feira, 20 de abril de 2011

Contrapontos dos textos de Mortatti e Teresa Colomer Aula do Dia 13/04/2011

Oi gente mais uma postagem, bem nesta iremos realizar uma discussão voltada para os textos de Mortatti e Teresa Colomer.
Os textos trazem grandes contribuições a cerca das temáticas de formação de leitores.


Um dos momentos muito interessantes nos textos são as formas em que eles vão abordando o hábito de leitura, o importante das duas leituras é que eles se completam e acabam fazendo com que nós leitores fiquemos ainda mais envolvidos com eles. No texto de Mortatti inicialmente ela traz assuntos como o gosto pela leitura, ela diz que: “Não é um dado da natureza humana, imutável e acabado, e sua formação tem a ver com as necessidades, com o tempo e com o espaço em que se movimentam pessoas e grupos sociais.
Logo após nos deparamos com temáticas que envolviam as questões das leituras dos docentes, onde permeavam assuntos em nós como leitores temos que ter um domínio do que iremos ler e até mais, temos que gostar do que lemos. Colomer afirma que: “A função essencial do docente é assegurar o corpus disponível é o mais adequado para os seus alunos”. Então Mortatti explica com outras palavras: “... É preciso trazer a leitura para sala de aula, para “despertar” o sabor de ler... o professor é alguém que lê, estuda, expõe sua leitura e seu gosto, tendo para com o texto a mesma sensibilidade e atitude crítica que propõe a seus alunos”.
O mais importante da leitura dos dois textos é que eles abordam fatores importantíssimos para a formação de leitores, e são essas leituras que nos reparam e que nos moldam como leitores, afinal ser leitor não é algo estático ou automático, mas é algo que se constrói ao logo do tempo.

Autoras: Laura Jéssica e Adjane dos Santos

REFERÊNCIAS: Maria do Rosário Motatti Magnani: Leitura e Formação do Gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo) e Teresa Colomer: Andar entre livros: A leitura literária na escola.

2 comentários:

  1. O importante para as duas é afirmar que o gosto pode ser construído e ampliado na escola e que o professor tem papel fundamental. As duas defendem a literatura como processos culturais fundamentais para o desenvolvimento dos sujeitos. Nós apostamos nisso!

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  2. As autoras se colocam muito bem quando dizem que esse processo do gosto pela leitura, certo momento irá precisar da mediação do professor que possibilitará novos leituras, novos desejos no aluno.

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