quarta-feira, 20 de abril de 2011

Reinações de Narizinho

Trecho do episódio exibido na globo em 1982 que mostra as aventuras de Narizinho (Daniele Rodrigues) no reino das Aguas Claras junto com Pedrinho (Marcelo José), emilia (Reny de Oliveira) e visconde (Andre Valli). Parcipação de julio césar (primeiro Pedrinho) como Escamado. 


18 de Abril dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola



Contrapontos dos textos de Mortatti e Teresa Colomer Aula do Dia 13/04/2011

Oi gente mais uma postagem, bem nesta iremos realizar uma discussão voltada para os textos de Mortatti e Teresa Colomer.
Os textos trazem grandes contribuições a cerca das temáticas de formação de leitores.


Um dos momentos muito interessantes nos textos são as formas em que eles vão abordando o hábito de leitura, o importante das duas leituras é que eles se completam e acabam fazendo com que nós leitores fiquemos ainda mais envolvidos com eles. No texto de Mortatti inicialmente ela traz assuntos como o gosto pela leitura, ela diz que: “Não é um dado da natureza humana, imutável e acabado, e sua formação tem a ver com as necessidades, com o tempo e com o espaço em que se movimentam pessoas e grupos sociais.
Logo após nos deparamos com temáticas que envolviam as questões das leituras dos docentes, onde permeavam assuntos em nós como leitores temos que ter um domínio do que iremos ler e até mais, temos que gostar do que lemos. Colomer afirma que: “A função essencial do docente é assegurar o corpus disponível é o mais adequado para os seus alunos”. Então Mortatti explica com outras palavras: “... É preciso trazer a leitura para sala de aula, para “despertar” o sabor de ler... o professor é alguém que lê, estuda, expõe sua leitura e seu gosto, tendo para com o texto a mesma sensibilidade e atitude crítica que propõe a seus alunos”.
O mais importante da leitura dos dois textos é que eles abordam fatores importantíssimos para a formação de leitores, e são essas leituras que nos reparam e que nos moldam como leitores, afinal ser leitor não é algo estático ou automático, mas é algo que se constrói ao logo do tempo.

Autoras: Laura Jéssica e Adjane dos Santos

REFERÊNCIAS: Maria do Rosário Motatti Magnani: Leitura e Formação do Gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo) e Teresa Colomer: Andar entre livros: A leitura literária na escola.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sugestão de leitura - Até as princesas soltam pum

O livro é muito interessante ele traz um misto de sentimentos deliciosos que vão tomando conta de nós no decorrer da leitura, e tudo surge de uma pergunta, feita por Laura uma menina muito esperta que é tomada por uma dúvida à respeito das princesas, daí o pai de Laura pegou o livro secreto das princesas e contou algo que ninguém imaginava, mas esse segredo vocês só vão saber quando fizerem a leitura do livro, descubram esse segredo... ah antes que eu esqueça é segredo, portanto não conte pra ninguém.



Título: Até as Princesas Soltam Pum
Autores: Ilan Brenman  e Ionit Zilberman 
Editora: Brinque-book




domingo, 17 de abril de 2011

Como contar Histórias.


As histórias na educação infantil são fundamentais na formação educacional da criança, em especial no início da escolaridade. Para o desenvolvimento de tal atividade deve ocorrer todo um planejamento, pois se trata de um momento mágico que a criança irá vivenciar e absorver algo que venha a identificar com ela naquele instante. 
Por ser considerada uma atividade tão importante na educação infantil, sugerimos aos professores que lidam com crianças dessa fase algumas orientações que poderão beneficiar e conseqüentemente propiciar o desenvolvimento contínuo da criança no desenvolvimento da linguagem.




1. Contar histórias diariamente;
2. As histórias podem ser repetidas, dependendo do interesse dos alunos;
3. Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos.
4. Baseando em informações passadas por pais em relação ao aluno, buscar histórias que venham ajudar a resolver um problema em questão. Por exemplo: Se uma criança recusa a comer verduras em casa, selecione um tema voltado para a importância dos alimentos, de forma que a criança se identifique e o professor ajude a família, visto que a escola também tem essa função.

 5. Ao planejar o momento de contar histórias, determinados aspectos são fundamentais e devem ser analisados:

• Local: as histórias não devem ser contadas apenas dentro da sala de aula, pelo contrário, ambientes diferenciados tornam o momento mais agradável (pátio, quadra, jardim, sentado em degraus, quiosques, entre outros).

• Posição: Os alunos devem estar em uma posição confortável e a professora deve ficar em uma posição que permita a todos os alunos a visualização do livro e sua dramatização.
Apresentação da história: é fundamental que a professora conheça o texto da história, pois o ideal é que conte a história com suas próprias palavras, utilizando uma linguagem simples e um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável.
• Horário: não deve existir um horário estipulado para o momento da história, deve acontecer de acordo com a necessidade e até mesmo de forma surpreendente para o aluno. Conforme uma situação ocorrida no ambiente, o professor poderá utilizar certa história que encaixe naquele instante, de forma que venha contribuir na resolução e amadurecimento da criança.

Motivação: cabe ao professor deixar como suspense a história a ser contada, de forma que venha despertar a curiosidade em seus alunos bem como a motivação do momento.

Ressalta-se que muitas vezes, apesar do professor ter feito todo um preparo para esse momento, acontece das crianças ficarem dispersas. Sendo assim, sugere-se que o professor busque a participação das crianças fazendo “questionamentos” de forma que elas possam interagir com a história que está sendo contada.


Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola.

Literatura Infantil: Despertando o gosto pela Leitura.

O presente vídeo aborda como despertar nas crianças o gosto pela leitura e mostra a importância da criança adquirir hábitos de uma boa leitura.  

Para Que Serve a Literatura ?

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
A literatura está vinculada à sociedade em que se origina, assim como todo tipo de arte, pois o artista não consegue ser indiferente à realidade.
A obra literária é resultado das relações dinâmicas entre escritor, público e sociedade, porque através de suas obras o artista transmite seus sentimentos e idéias do mundo, levando seu leitor à reflexão e até mesmo à mudança de posição perante a realidade, assim a literatura auxilia no processo de transformação social.
A literatura também pode assumir formas de crítica à realidade circundante e de denúncia social, transformando-se em uma literatura engajada, servindo a uma causa político-ideológica.
Podemos dizer que o texto literário conduz o leitor a mundos imaginários, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem.
A literatura transformou-se, em várias partes do mundo, em disciplina escolar dada a sua importância para a língua e a cultura de um país, assim como para a formação de jovens leitores. 
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

Disponível em :
URL: http://www.brasilescola.com/literatura/para-que-serve-a-literatura.htm