Primeiramente tem que se saber o que é literatura, e para se saber o que é literatura, precisa-se de prática, pois apenas por meio dela pode-se experimentar o que é a literatura.
Vale ressaltar que a construção de um bom leitor literário não é uma tarefa fácil, mas sim é uma atividade árdua, demorada e constante. Hoje a literatura está em todo o mundo, ela perpassa a escola e muitas vezes a escola ainda não aproveita essa intensidade pela leitura.
Já dizia Izabel Solé: “A gente pode até aceitar que o humano aceite não ser leitor, mas não podemos aceitar que ele não tenha escolha”.
Deve-se pensar também aquela visão tradicional da leitura: “Que a leitura é ruim que ela pode ser aversiva”.
Precisamos entender que a leitura não é ruim e que ela tem dimensões que integram:
· O Intelectual;
· O Afetivo – emocional – “de maneira subjetiva”
· Cognitiva – “no sentido de aprender”
Diante dessas considerações podemos entender como a formação de um bom leitor literário acontece, e como se dá todo o processo.
Laura Antunes e Adjane dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário